Dica de CD...

Oi, cá estou eu novamente, nessa semana postando mais do que o normal, dessa vez falando sobre cd's que eu baixei recentemente.

Inicialmente indicando o CD de Ne-yo, Libra Scale, que é muito bom. Foi lançado em Outubro do ano passado, mas eu só baixei em Janeiro desse ano. Logo, só posso comentar agora, ?
Foco principal para a música One in a million que tem um clipe legal, além de ser a melhor do cd. Depois dessa, ouçam também Champagne life, Telekinesis e Beutiful Moster. Na verdade, eu gosto do cd todo, quem puder ouça.


Agora, vou falar sobre meu xodó do momento, o cd mais recente de Vanessa da Mata, Bicicletas, bolos e outras alegrias, que eu estou na fase de aprender todas as músicas e ouvir tanto a preferida que chega enjoa. Como esse cd está sendo muito especial, vou fazer uma análise música por música, certo?


A primeira música é o single O Tal Casal, que eu não faço a mínima ideia se está em alguma novela, mas que fica tocando em todas as rádios. É uma gracinha, singela, com uns toques que lembram caixinha de música. O enredo da música é bem romântico, mas eu preciso assumir que essa é uma das que eu já ouvi demais.

A segunda é uma história engraçada sobre uma mulher que passa pela construção pra se sentir melhor consigo mesma. Quantas não fazem isso, hein? Não é das minhas favoritas, apesar da história ser criativa.

A terceira é a minha preferida, Te amo, que eu me identifico muito. Não com toda a música, mas com trechos dela. E eu acho que toda pessoa acaba se identificando um pouco. Afinal de contas, quem de nós nunca ouviu piadinhas, reclamações e frustrações sobre casamentos? E quem, dos que ainda são jovens demais pra casar (como eu), pensam bem em se querem mesmo isso pra suas vidas? Quantos de nós recebem diariamente críticas por e-mail sobre as mulheres se tornarem mandonas, indelicadas, grosseiras, e os homens não serem mais os românticos da época do namoro, ou ficarem barrigudos e carecas, pedindo a cervejinha na sala, enquanto as mulheres só pensam no cartão de crédito? Tudo isso faz parte do nosso cotidiano, e essa música parece o desabafo de alguém que, apesar do medo das frustrações amorosas, resolve se jogar de cabeça num relacionamento, mesmo que 'o tempo leve' a quem se ama ou que 'um dia você olhe e não reconheça' mais aquela pessoa. Nota-se que eu devo ouvir muito essa música, ?

Meu Aniversário é uma música mais ritmada e feliz, cheia dos desejos comuns das pessoas nas suas datas de nascimento. Eu gosto muito do swing da música.

A quinta música, Vê Se Fica Bem, é outra história, sobre uma pessoa que resolve desistir de outra por notar que não é tratada como deveria. Tem uma batida boa. É uma das que eu gosto (e já aprendi).

Nos outros cds dá pra notar que Vanessa da Mata é extremamente criativa e que suas músicas são cheias de histórias simples, que tem a ver com o dia-a-dia. Bolsa de Grife, a sexta música, é bem bonitinha. Parece música infantil.

A sétima música, As Palavras, é muito profunda. É reflexiva, bonita. Acho que isso já dá pra sentir na primeira frase "As palavras saem quase sem querer, rezam por nós dois. Tome conta do que vai dizer." Tem uma batida de reggae, comum nas músicas de Vanessa. Adiante ela completa o tom reflexivo da música dizendo:

"As palavras fogem
Se você deixar
O impacto é grande demais
Cidades inteiras nascem a partir daí
Violentam, enlouquecem ou me fazem dormir
Adoecem, curam ou me dão limites
Vá com carinho no que vai dizer"
Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias, música tema do cd, tem um jeito que me lembra Joãozinho, aquela batida de carimbó. Tem um ritmo ótimo pra limpar a casa.

A nona música, Vá, é muito recheada de mágoas de um relacionamento que dá errado. O Eu lírico a corna está expulsando a outra pessoa de casa. Eu gosto, mas não é a melhor.

Moro longe Melô dos moradores de Cajazeiras, é uma delícia, com um teclado e uma guitarra bem marcados, e eu me identifiquei "porque eu moro longe, no fim do mundo", como diz a música. Se alguém estiver pensando em me convidar pra uma visita (e não mora perto de mim), ouça essa música antes...

A penúltima música, O Masoquista e O Fugitivo, é outra historinha. É um bolero leve, bem compassado, tem um ótimo ritmo.

E, pra concluir, Quando Amanhecer, com a participação de Gilberto Gil. Parece uma canção de ninar acho que o objetivo era esse. Talvez ouvindo umas 30 vezes eu aprenda a gostar...

Mas, olhem só, de 10 músicas eu só não fui muito com a cara de 2, não é um cd fantástico? Claro, eu ainda prefiro o último cd de estúdio de Vanessa da Mata, Sim, mas acho que a proeza de fazer um cd melhor que o outro pertence só a Jorge Vercillo, não é?

Fico por aqui, até segunda vista. Espero que gostem.

Bjoo, Rach




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escrevendo na Copa do Mundo - Edição Extraordinária!!!

Crônicas do solteiro moderno - #01 O cara que escrevia errado

Mendigo Virtual PGM #05