Amigos...

Cá estou eu, novamente, falando sobre minha vidinha. E hoje comentando sobre algo que eu considero fundamental: amigos.



Que me perdoem as pessoas que acham que são tão boas pra si que podem viver sem ninguém. Mesmo eu, em minha mania de superioridade dizer que posso viver só sei que preciso de amigos. E muitos amigos. Mas, sejamos sinceros, amigo às vezes é uma coisa chata. Sim amigos, amo todos vocês e eu sei que sou chata também. Mas isso aqui pode ser um desabafo. Ou não.

Quem tem muitos amigos vai me entender com perfeição. Nem todos os amigos são iguais. Aliás, nenhum amigo é igual ao outro. E existem classes de amigos. Por favor amigos, depois desse post, não me perguntem a que classe vocês pertencem. Odeio isso. E posso colocá-los na classe "amigos carentes".

Bem, vou começar a explanar.

De acordo com o Dicionário Silveira Bueno da Língua Portugesa, amigo significa:
"que ama, estima, aprecia; aliado; homem ligado a outra pessoa por laços de amizade;"
(É por isso que cada dia que passa eu penso em fazer o meu próprio dicionário)

Já o Dicionário Priberam da Língua Portugesa diz o seguinte:
amigo
(latim amicus, -i)
adj. s. m.
1. Que ou quem sente amizade por ou está ligado por uma afeição recíproca a. = companheiroinimigo
2. Que ou quem está em boas relações com outrem.inimigo
3. Que ou quem se interessa por algo ou é defensor de algo (ex.: amigo dos animais). = amante, apreciador
s. m.
8. Que inspira simpatia, amizade ou confiança. = amigável, amistoso, reconfortante, simpático
9. Que mantém relações diplomáticas amistosas (ex.: países amigos). = aliadoinimigo
10. Que ajuda ou favorece. = favorável, propíciocontrário
(Os números de 4 a 7 não aparecem porque comparam amigo à namorado, amante, partidário, etc)

Existe aquele amigo que vc demora uma cara pra ter algum tipo de intimidade. Tem outros que dois dias depois que vocês se conheceram você já está contando traumas de infância e chorando no ombro dele. Tem amigos que te usam como psicólogo, ombro, diário, ouvido, cupido. Tem aquele amigo que você entende o que ele quer dizer só de olhar pra ele (e vocês conversam assim). Tem outros que não entendem suas mensagens não-faladas urgentes. Tem amigos ciumentos, esnobes, fofos, descarados, engraçados, grosseiros, carentes, falastrões, calados, piadistas, inteligentes, companheiros, críticos, convincentes, mentirosos, críticos, enfim, de todo tipo.

"Diga-me com quem tu andas e te direi quem tu és..." - Muito sábio o cara que disse isso pela primeira vez. Todo mundo se enxerga um pouco nos seus amigos. Eu, por exemplo, só tenho amigas de cabelos cacheados. Ou quase isso. Porque será?

Amigos são aqueles com quem você compartilha sua vida, seus problemas, suas alegrias, suas tristezas, seus pensamentos idiotas, suas observações coerentes... Amizade é uma troca. Você não pode querer que o amigo faça mais do que você pode fazer por ele.

Em minha curta experiência, descobri alguns tipos frequentes de amigo. Seguem abaixo dez deles:

1 - Amigos carentes: Eu tenho alguns. E, Deus, me dê paciência. Eles exigem sua atenção ("porque vc não falou comigo?"), perguntam sua posição ("você se considera meu amigo ou meu colega?"), querem reafirmação ("Se eu sou seu amigo mesmo..."), sugam sua disposição ("Por favor, ouça mais um pouco..."). Mas quando você está carente são os que te entendem melhor.

2 - Amigos ciumentos: São aqueles que não aceitam que você tenha outros amigos. Que quando você conhece uma pessoa nova ficam te olhando de cara feia por meses. Que fazem ceninhas quando você está com o amigo novo, que dizem coisas como "Eu te conheci primeiro" e "Eu tenho mais privilégios" ou "Você passa mais tempo com ele do que comigo". Que quando você está com seu amigo novo, fica te dando indiretas e criando situações pra mostrar para o outro que vocês são íntimos. Essas coisas...

3 - Amigos piadistas: Esses são os melhores. Só não servem muito pra quando você precisa desabafar, mas ajudam a melhorar seu astral quando você está muito pra baixo. Amigos piadistas criam situações engraçadas pra vocês se divertirem juntos. Têm tiradas fantásticas. E normalmente são as pessoas de quem você tem as melhores lembranças.

4 - Amigos inteligentes: O melhor é estudar e conversar com essas pessoas. Sempre têm o que acrescentar. Só não é tão bom quando além de inteligentes são exibidos. Aí é problema. Você pode experimentar criar blogs com eles...

5 - Amigos apaixonados: Aff, prefiro nem comentar. Mas tudo bem, eu citei, vamos adiante. Amigos apaixonados são sempre um saco. Principalmente se são apaixonados e correspondidos. Ou não correspondidos? Tudo é ruim. A amizade de vocês passa a se resumir ao objeto de desejo dele. O tempo de vocês é dividido. E você acaba se tornando um amigo ciumento em resposta. É terrível.

6 - Amigos artistas: Ah, essas pessoas são figuras marcantes. Cantam, dançam, representam, desenham, escrevem... Tô me reconhecendo aqui... O único problema é que tendem a ser muito dramáticos e te fazem passar vergonha às vezes. E são instáveis. E problemáticos. Aliás, deixem essas pessoas quietas.

7 - Amigos fofos: Amigo fofo é aquele carinhoso pra caramba, que gosta de te escrever cartas, que gosta de colocar depoimentos no seu orkut, que gosta de grudar com você. Que é atencioso, legal, todo tempo. Que quando você precisa nunca tem problemas. E eu acho que essa pessoa não deve existir.

8 - Amigos críticos: São um tipo difícil (falo por mim mesma). Não peça opinião a essas pessoas. Quer dizer, você tem a garantia de que esse tipo de amigo NUNCA vai mentir pra te deixar feliz, nunca mesmo. Esse é o amigo que te estarra quando você está passando dos limites, que te esculhamba quando você está com uma roupa ou um cabelo ridículo, que analisa todas as suas ações pra te dar uma lição. Nem sempre a crítica é negativa, mas daí a ser construtiva são outros 500...

9 - Amigos invejosos: Bem, esses são aqueles que gostam de você, mas gostam tanto de você que queriam ser você. Não tenho muito o que dizer nesse caso aí. Só que você precisa ter cuidado.

10 - Amigos pra toda hora: Acho que o nome é bem explícito. São pra todos os momentos. São pra brigar, pra rir, pra chorar, pra falar merda, pra comer doce, pra ir ao cinema, pra esculhambar os outros, pra pagar mico... São AMIGOS.

Gênio mesmo foi cara que disse que amigo é aquele que sabe tudo a nosso respeito e gosta da gente assim mesmo.

Eu tinha começado esse post com uma vibe totalmente diferente. Depois de ler tudo o que escrevi, AMIGOS, VOCÊS SÃO ESSENCIAIS. OBRIGADA POR EXISTIREM.

Um bjo,

Rach

Comentários

  1. Assim, pra mim esse era um post pra me apresentar, mas tudo bem ! Eu tou no grupo 10!
    beijoos RAI RAI

    ResponderExcluir
  2. Eu me encaixo no grupo 4, inteligentes (que coisa linda!) só que eu não sou exibido, tá? Pelo menos eu acho que não...

    Raquel, eu já te disse isso, mas não custa repetir: por que eu não te conheci antes? Não sei como eu pude viver antes de te conhecer, sério. Você se tornou essencial pra mim também. Obrigado por você existir.

    ResponderExcluir
  3. Claytchênho, vc tanto é do grupo 4 qnto é exibido:"Eu me encaixo no grupo 4, inteligentes (que coisa linda!) só que eu não sou exibido, tá?"

    Sabe que é inteligente e tem que ficar dizendo q é inteligente... E não se acha exibido!

    Tbm te amo Clayton, e que nossa parceria seja beeeeeeeeeeeeeeeem longa...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Escrevendo na Copa do Mundo - Edição Extraordinária!!!

Crônicas do solteiro moderno - #01 O cara que escrevia errado

Mendigo Virtual PGM #05