#BuzuFacts

Pensando aqui que, nessa última semana postei mais coisas do que postei no mês de fevereiro todo, resolvi retomar minha coluna tão esquecida, #BuzuFacts.

O tema que vou abordar hoje é Sono no Ônibus. Tenho certez de que todos vocês que pegam ônibus já dormiram na viagem, nem que fosse uma única vez.

Acordar cedo é um fator que contribui muito pra isso. Se você estuda de manhã, ou trabalha, sai cedo, pega o ônibus e vai sentado numa viagem longa, é bem provável que, sem um fone de ouvido tocando uma música básica, você dorme. Eu já dormi até com fones nos ouvidos. Se você dormiu tarde no dia anterior então...

O grande problema de dormir no ônibus é o tipo de mico que você pode pagar. Se você tem um sono tranquilo, o máximo que pode acontecer é você dar uma babada básica. Normal. Problema mesmo é quando você não consegue identificar o próprio celular, deita no ombro de quem está do lado, cai da cadeira, ronca, perde o ponto, essas coisas...


Tadinha dessa moça...

Tem aquelas pessoas que se acham mais legais e colocam óculos escuros achando que ninguém vai perceber que elas estão dormindo. Tá, quando você relaxa sua boca abre um pouquinho. Saiba disso. Você não pode enganar quem está do lado. A não ser que você use um desses:



Eu tenho uma conhecida que não tem preparação pra dormir no ônbus. Basta entrar e sentar e um minuto depois... Lá está ela, dormindo profundamente, caindo em cima das pessoas. Já pensei em filmar e colocar no yt... Mas é muita perversidade, não é?

E cobrador dormindo?



Dá uma pena, porque eu sei que alguns deles, pelo menos os que trabalham de manhã, acordam às duas pra pegar às quatro. Só que eles não devem dormir no trabalho, o movimento é constante, eles podem ser roubados a qualquer momento, não é? Como pessoa legal que se senta perto do cobrador, cumpro meu dever cívico por acordá-lo quando chega alguém. Mas calma, não é qualquer cobrador, são só os que eu conheço.

Melhor mesmo é engarrafamento pra dormir. Já soube de situações que o engarrafamento estava tão intenso que até o motorista dormiu. Que tal? Como ele saberia que o engarrafamento acabou?

Uma coisa legal que acontece comigo quando eu durmo no ônibus é que eu acordo periodicamente a cada cinco minutos pra conferir se minha boca está aberta. E apesar de não gostar de usar borrachinhas no aparelho, elas foram muito úteis quando eu quis dormir sem ficar de boca aberta. Quando eu consigo relaxar sem pensar se minha boca está aberta ou se eu estou babando ou não, durmo rangendo os dentes. E acordo várias vezes pra conferir em que pedaço do caminho estou. Mas, repetindo o percurso todos os dias, meu cérebro se condicionou a acordar exatamente onde eu devo levantar.

Uma certa vez eu confiei tanto na habilidade do meu cérebro de me acordar onde eu precisava que acordei quando já devia ter levantado. Sei lá, a viagem foi mais rápida, meu cérebro contou o tempo errado, alguma coisa dessas. Só sei que quando abri os olhos estava passando por meu ponto. levantei num desespero tão grande que comecei a maquinar maneiras de voltar a tempo de não me atrasar.

Foi um lugar em que eu não poderia simplesmente voltar andando, é um dos túneis mais sombrios de Salvador, o túnel Américo Simas.


(Eu trabalhava aí do lado...)

Como eu acredito que 90% dos meus leitores são soteropolitanos e conhecem bem a cidade em que moram, saibam que eu devia soltar no Aquidabã e acordei passando pelo túnel, o que significa que o próximo ponto seria no Comércio. A distância entre um ponto e outro é de quase 1 km. E ninguém venha dizer que é exagero, eu não seria louca de aventurar ser assaltada passando pelo túnel sozinha às oito da manhã.

Agora, uma coisa totalmente incômoda é quando não é você que está dormindo. É alguém do seu lado que cai por cima de você e não acorda, e que ainda vai descer do ônibus depois. Aí sim, coisa extremamente constrangedora. Acordar alguém que está empatando sua passagem. Eu acho, com sinceridade, que quando você está domrindo no ônibus deveria deixar seu sono ser um pouquinho mais leve. Pensem nisso quando forem dormir no ônibus.

Outra coisa a comentar: sair do ônibus de cara amassada. Ô Deus, é tão horrível chegar e se ver naquele espelho que tem lá perto do motorista e ver que sua cara tá cheia de marcas do tecido da sua blusa ou do seu braço. O mais legal é descer e agradecer ao motorista. Sei lá, acho que a gente deveria dizer assim "Obrigado moço, o senhor me deixou dormir numa boa, não cometeu acidentes nem nada..."

Agora, dando uma olhadinha na net, descobri que uma designer alemã criou um capuz pra quem gosta de dormir no ônibus. Eu acho que a pior coisa de dormir no ônibus é não achar uma boa posição. Às vezes a janela não fica num lugar legal e simplesmente colocar a cabça pra trás não é o suficiente. Eu que sou meio chatinha, adoraria se vendesse um capuz desses aqui...



Coisa chata mesmo é quando você quer dormir no ônibus e não consegue sentar na janela. E o ônibus está master lotado. Tipo esse:



Quando isso acontece, a bolsa das pessoas acorda você, o movimento do ônibus acorda você, dormir te acorda também...

É, dormir no ônibus é um processo #tenso. Se você consegue, parabéns.

Comentários

  1. Sinceramente, o túnel Américo Simas parece a entrada das catacumbas dos infernos... Quando o buzu vem descendo ali em direção ao Comércio eu fico rezando "por favor não vire na curva...."

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk concordo veei ! Tem até a fumacinha, já reparou ? kkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Escrevendo na Copa do Mundo - Edição Extraordinária!!!

Crônicas do solteiro moderno - #01 O cara que escrevia errado

Mendigo Virtual PGM #05