Como Jon Secada marcou minha vida

Enquanto escrevo, Jon Secada está cantando. Um grande sucesso da década de 90, "Just another day". Meu pai disse minutos atrás "Você nunca vai lembrar, mas nós dançávamos tanto essa música quando você era pequena". Ele disse isso se referindo a outro sucesso, "Angel".

É bem provável que ouvindo rádio alguém aqui ainda possa descobrir quem é Jon Secada. Mas, só pra informar, ele é o melhor cantor cubano de música pop que eu já conheci. Juan Francisco Secada Martinez, 48 anos, a voz que marcou minha infância. E o nome artístico dele se escreve mesmo "Jon" e não "John".

Toda vez que ouço as músicas dele, lembro de meu pai. E de um tempo bastante remoto onde éramos só eu e ele, nossos iogurtes, nossos desenhos e nossas música. Eu devia ter uns dois ou três anos. Meu pai me carregava no colo, com o som alto, e a gente simplesmente dançava. Sei lá, é nostálgico até pra mim, imagino que pra ele deve doer mais ter uma filha de 17 com quem ele não dança mais. Mas eu penso que, se um dia ele quiser, estou disponível pra dançar com ele.

Meu pai canta muito bem. Se alguém já me viu cantando e acha que eu canto bem, não sabe que eu herdei metade dele. A outra metade obviamente foi de minha mãe, então eu estou bem regada. Os dois contribuiram muito para minha formação auditiva, musical e vocal, isso é muito agradável. Foi uma boa mistura, modéstia jogada fora. Mas eu acho, de verdade, que quem me ouviu cantar e não ouviu meu pai, não sabe nada. É isso. Pra mim ele pode cantar qualquer coisa. E se for em inglês então, ele detona. Um dia vou gravar e colocar aqui.

Mas eu ia falar de Jon Secada, não é mesmo?


Antes do que ele se tornou, ele era uma gatíssimo cubano, com uma voz forte e que cantava em inglês. Não que ele tenha se drogado e sumido, é só que ele envelheceu e não é mais esse gatíssimo cubano na foto. E vale ressaltar que essa coisa branquinha no cabelo dele na foto não é caspa, é só pq alguém escaneou a capa do cd e ficou com isso aí, tá?

Meu pai tinha um cd dele, eu acho que o primeiro, Jon Secada, lançado em 1992. Eu não era nem nascida quando esse cd foi lançado, mas a voz de Jon Secada está comigo desde tempos imemoriais. Me perguntei se ele continuava tão produtivo. Esse cd pelo menos é maravilhoso. E algumas das músicas presentes nele fazem sucesso no mundo todo.

Um dia Jon Secada foi jurado no Ídolos. Ele é tão talentoso que o pessoal que apareceu pra ele era piada. Não, sério mesmo, teve uma mulher que deu em cima dele em pleno programa. Lá vai:



Ok, talvez eu ficasse meio abestalhada, mas esse "Estoy aqui, baby" foi totalmente "Te conquisto". Mesmo não tendo mais a mesma carinha e não lançando um cd desde 2007, ele ainda é o cara. Pelo menos na minha vida.

Então, pra que vocês recordem ou conheçam, vou deixar um vídeo da minha música preferida dele.

Comentários

  1. Eu quase chorei quando li( mentira, eu chorei baixinho pra ngm ouvir)... Eu tbm dançava como meu pai quando éramos só eu e ele. Nossos bolos, abacaxis cortados, carros... Tem uma música de Aline Barros que marcou minha infancia pq era o que eu ia ouvindo com meu pai no carro. Hj, um abraço é a coisa mais anormal do mundo.

    ResponderExcluir
  2. O que dizer de Jon? Realmente sem palavras e pra mim, ele é o melhor! Cantar com coração, alma e voz, são poucos e Jon, junta tudo isso com muita naturalidade. Esse é o motivo de minha admiração. Tenho quase todas as músicas e cds dele. Só faltam 3 cds para completar todas as músicas. E até 2 músicas de um disco compacto de vinyl eu tenho. Grande abraço pra vc!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Horário de Verão

Ter amigos homens...

O LIVRO de Bárbara #04