Química... quem?


Oi gente. Estou eu aqui novamente postando um dos meus momentos de desespero. Eu tenho o hábito de estudar duas horas por dia. Mas hoje eu acabei de ignorar meus hábitos de estudo porque eu preciso gritar algo para o mundo: PRA QUÊ EU PRECISO DE QUÍMICA??

Nada contra pessoas que gostam, se identificam e entendem. Mas química na minha vida sempre foi um zero a esquerda. E hoje, mais tarde, eu tenho uma prova e não sei o que fazer. Odeio essa sensação de impotência. Eu nunca estudei química na vida. Não, isso não significa que eu nunca tirei duas horas semanais pra revisar o conteúdo passado em sala ou que nunca resolvi questões de química. Estou no 3º ano, acho que isso seria impossível. É só que nunca fez sentido. Eu não consigo guardar nada do que "aprendo" de química.

Querem saber como foi minha experiência com química na vida? Bem, na oitava série uma professora de biologia que dava aula de ciências ficou sem aulas pra completar sua carga horária e deu aulas de física e química. Por quatro meses (vulgo, metade do ano) achei que química era muito fácil.

No ano seguinte passei pelo transtorno de perder o ano. A matéria que me fez desistir? QUÍMICA. Eu nunca tinha tido um contato correto com a disciplina, minha primeira experiência foi um baque. Eu fui para uma recuperação e cheguei atrasada. Não pude fazer a prova. Por causa disso, não adiantaria me esforçar em mais nenhuma disciplina, eu seria reprovada mesmo... Foi isso que aconteceu.

No ano em que fui repetente fui aluna de uma professora muito simpática. Ela me ensinou tudo o que eu consigo lembrar, que poderia ser útil se eu pudesse aplicar no que eu preciso agora. Bem, eu passei esse ano. Mas por causa de uma mudança de curso lá estava eu novamente me deparando com a química do primeiro ano. Graças a Deus todos da coordenação foram legais e acharam que era suplício demais ficar "repetindo, repetindo, repetindo como num disco riscado" toda a disciplina e me liberaram. Mas as poucas aulas que eu assisti mostraram que o professor era um incompetente sei lá o quê.

Quando enfim eu fui para o 2º ano, meu professor não sabia ensinar. Na verdade, 90% das aulas dele tinham a seguinte frase: "É tudo regra de três...". Como ele era um pamboca, a turma toda pescava. Eu, que não pesquei, cheguei à situação ridícula de ir pra uma recuparação com outras cinco pessoas que não pescaram. Simples: a gente não pescou e não sabia fazer, era isso. Estudei, estudei, estudei, sozinha, estudei tanto que fiquei com a maior nota da sala. Lembro do assunto? Não, só soube quando precisei. Esse professor acabou sendo substituído por outro que achava que podia incutir a química, tantas vezes rejeitada, na nossa mente. Mas a turma toda já tinha sido aprovada na terceira unidade, ninguém precisava dele, ninguém queria saber dele. Os esforços dele foram em vão.

Agora eu tenho um professor de verdade. Que precisa que a turma saiba alguma coisa dos anos anteriores e só encontra alunos perdidos. Eu não consigo entender! Estou estudando desde 7 da manhã, pra ver se consigo guardar alguma coisa. Só consigo pensar que "É tudo regra de três..." Aprendi algo? Bem, na reação exotérmica a entalpia do reagente é maior do que a entalpia do produto. Ou seria o contrário? Ai meu Deus, lá vou eu pra outra recuperação...

Comentários

  1. Eu passei por uma experiência semelhante à sua.
    No meu primeiro ano, eu tinha uma professora que aparecia numa semana e faltava as três seguintes.
    Quando repeti o ano, a professora era um mangue. O segundo ano era um professor aviadado que não ensinava nada. Ano passado meu professor é o que é seu professor atualmente. E este ano o professor parece não ser tão mangue.

    Não é que eu não goste de química. É que eu sou um analfabeto em química.

    ResponderExcluir
  2. Gente,pra que estudar quimíca? Sei que quimica é tudo, e´comida, roupa,materiais diversos .. mais pra que eu preciso saber isso? pra que serve eu aprender a quantidade de mols, de quando a reação é exotérmico ou não ?

    graças nunca fui pra recu .. mais estudava feito louca pra ver se entrava algo por osmose na minha mente !

    " Não é que eu não goste de química. É que eu sou um analfabeto em química." Assig93

    ResponderExcluir
  3. "Não é que eu não goste de química. É que eu sou um analfabeto em química." Assig93
    Um gênio esse menino...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Escrevendo na Copa do Mundo - Edição Extraordinária!!!

Crônicas do solteiro moderno - #01 O cara que escrevia errado

Mendigo Virtual PGM #05