#BuzuFacts

O tema de hoje do #BuzuFacts é SALVADOR CARD. Vou falar sobre essa "benção" que me injuria todo mês, pelo menos duas vezes.





Não sei se a galerona lembra, mas uns dez anos atrás surgiu em Salvador uma novidade: o Smart Card. Era um cartão com sua identificação estudantil que permitia que você pagasse meia passagem. Diferente dos tempo atuais, uns dez anos atrás a passagem era R$ 1,00, então você inseria o cartão naquela maquininha, ela validava sua identidade, você passava a catraca e entregava os cinquenta centavos ao cobrador.

Dois ou três anos depois disso, resolveram "modernizar" o smart card e, em vez de inserir o cartão, agora bastava encostá-lo à máquina que seus dados eram reconhecidos. Porém, pra essa novidade ser possível, era necessário ir à sede do Smart Card em Brotas pra colocar um chip no cartão. Eu, como pessoa rebelde que sou, não fiz isso nunca, e continuei com meu Smart Card de inserir até o prefeito atual, João Henrique, resolver criar modinha. Assim nasceu o Salvador Card.

Bem, lá nos primórdios estudantis, como conta minha mãe, existia uma espécie de vale transporte em papel que era dado só aos estudantes para que eles pudessem pagar uma tarifa reduzida nos ônibus, o passe estudantil. João Henrique trouxe de volta a mesma ideia de fazer o povão ficar em filas pra pegar esse passe, só que agora o negócio era digital. Então, a ideia era a seguinte: todo mundo tinha que trocar o seu amado Smart Card pelo Salvador Card, que funciona como um cartão de débito. Você vai lá no posto do Salvador Card, insere os créditos que acha que vai usar durante o mês, usa o mês todo e depois passa lá pra recarregar de novo.

O grande problema é: todo mundo vai recarregar a droga do cartão mais ou menos na mesma época! Então, você passa pelo transtorno de ficar numa fila ridícula, que dá voltas em si mesma, pra colocar um dinheiro que você nem sabe se vai dar pra o mês todo.


(Olha que maravilha essa filinha básica lá na Lapa. Quanta gente bonita, hein?)

Esse é o problema número dois: quando a sua quantidade de créditos não vai ser suficiente para todo o mês. Velho, se a pessoa pega ônibus é sinal de que ela não é rica. E se precisa do Salvador Card, menos ainda. Fazendo uns cálculos rápidos, se a meia-passagem atual custa R$ 1,25 e você usa o cartão por 22 dias no mês (estamos excluindo finais de semana), somente pra ir à escola, o que você vai usar no mínimo é R$ 55,00. Mas NINGUÉM usa o Salvador Card só pra ir à escola. Depois que a meia-passagem estudantil foi estendida para, sábados, domingos e mesmo feriados, todo estudante que se preza vai pra todo lugar com seu cartão. Se você tem irmãos, a possibilidade de seus pais colocarem pelo menos R$ 70,00 pra seus créditos durarem o mês todo e permitirem que você tenha uma folga de pelo menos uma semana pra não pegar as filas de começo de mês é quase zero. No meu caso é zero. Sabe o que acontece? Eu fico recarregando o cartão duas ou até três vezes ao mês, sempre a retalhos.

O problema número três: quantidade de passagens que você pode usar por dia. Alunos de escolas particulares e públicas só podem usar quatro passagens por dia. Abençoados de instituições federais (graças a Deus) podem usar até seis passagens. Mas, se você precisa fazer várias coisas na rua antes de ir pra a escola, todo cuidado é pouco. A possibilidade de você ficar sem passagem e sem dinheiro é enorme. Depois ainda condenam aluno que fica traseirando...

Problema número quatro: quando os créditos acabam antes do previsto. Velho, nada mais constrangedor do que ter que ficar pedindo dinheiro pra ir pra casa, viu? Pô, nem quero falar muito sobre isso, acho que todo mundo já entendeu.

Problema número cinco: ser roubado e/ou perder o cartão. Ah, isso já aconteceu comigo duas vezes, no mesmo ano. Eu uso o cartão, coloco na mochila, daí quando eu preciso do cartão de novo... CADÊ? A primeira medida? Entrar na internet, cancelar o cartão e marcar um dia para fazer a segunda via. Isso inclui levar um Boletim de Ocorrência, dizendo que você perdeu a maravilha do cartão. E, dependendo da época do ano, você pode esperar até 15 dias pagando passagem inteira pra depois ir lá no Comércio fazer um cartão novo. Da primeira vez que eu perdi o Salvador Card, era meio de ano, só precisei ficar três dias pagando passagem inteira, não tinha fila nenhuma, foi tudo tranquilo. Já da segunda vez deve ter sido punição, eu esperei quase um mês, e quando fui fazer o cartão novo tinha umas 50 pessoas pra fazer o cartão também. E a foto do cartão anterior tava tão mais bonitinha...

Problema número seis: época de revalidação. Olha essa deliciosa fila de revalidação lá no posto do Iguatemi...



Se você consegue ser uma pessoa organizada e revalida seu cartão bem antes do fim do período, meus parabéns. Na maioria das vezes que eu tenho dinheiro, sou igual a você. Porém, parece que 80% da população estudantil de Salvador espera o último dia pra revalidar o cartão. Se a revalidação só vai até dia 31, as pessoas só vão lá no dia 31. Deve ser gosto de pegar fila, só pode. Mas e quando você vai revalidar bem antes do tempo e sua escola nem mandou seu nome ainda? Que você fica lá esperando, chega lá e diz "Quero revalidar e recarregar" e a moça "Olhe, seu nome ainda não tá aqui não, viu? Vai recarregar assim mesmo?". O pior, se seus créditos acabam no dia 30 e você vai colocar créditos no dia 31, sofre tanto quanto ou mais do que quem está indo revalidar. Afinal de contas, você já fez isso.

Problema número sete: postos de recarga. Sinceramente, na minha humilde opinião, deveria ter postos de recarga do Salvador Card em todos os bairros, ou pelo menos em lugares próximos de todos os bairros. Por exemplo, se a pessoa mora em Cajazeiras, qualquer posto do Salvador Card (Seja ele Iguatemi, Brotas, Lapa, Comércio ou qualquer um que inventem) é longe! Porque não coloca um posto do Salvador Card na Rótula da Feirinha? Ia atender Cajazeira 1,2,3,...,50 e adjacências, como Águas Claras e Castelo Branco. Ou então um posto do Salvador Card no Largo do Tanque, que ia ser útil pra quem mora na San Martin, na Liberdade, em São Caetano, Fazenda Grande e mais um monte de favelas bairros que tem por ali. Não falo nada sobre a Ribeira porque quem mora ali pode facilmente ir pro Comércio. Mas seria bom um posto do Salvador Card no Bonfim, né? Ia ser bom pra quem mora no Mont Serrat, na própria Ribeira, em Massaranduba, no Caminho de Areia...

Problema número oito: quando os créditos expiram a validade. Ok, isso nunca aconteceu comigo. Acho que ando de ônibus o suficiente pra isso não acontecer. Mas eu creio que deve ser um transtorno ridículo ir ao Salvador Card só pra "reviver" os créditos que ESTÃO NO CARTÃO e não podem ser usados. Isso aí é totalmente fim de carreira.

Problema número nove: Quando o cartão é bloqueado e você não sabe o porquê. Se você acha que isso não existe, saiba, acontece. Já aconteceu com minha mãe, pode acontecer com você. Agora, pire aí, você vai sair, sem dinheiro nenhum pra pagar passagem, confiando no cartão e o validador diz que seu cartão está inválido ou bloqueado. Sério, eu acho que eles inventam coisas pra a gente ter que ir nos postos do Salvador Card...

Problema número dez: quando você passa pela catraca e o cartão ainda não foi validado. É péssimo. Afinal de contas, nem você quer pagar sua passagem, nem o cobrador. Se coloque no lugar do cobrador: um passageiro lerdo passa antes do tempo e você precisa tirar do seu dinheiro pra pagar a passagem dele. Agora no seu caso, você tem algumas alternativas: pode simplesmente pedir desculpas ao cobrador e pagar a passagem, pode chorar pra o cobrador ver que você não tem dinheiro nenhum, pode pedir ao cobrador pra esperar alguém passar pagando a passagem e aí você passa seu cartão ou pode dizer que a culpa foi do motorista que freou muito forte e fez você passar pela catraca e mandar o cobrador ir tomar naquele lugar. Você escolhe.

Claro, sabemos que existem problemas maiores do que esses desde que a população de Salvador quase em peso aderiu ao Salvador Card, não só para meia-passagem estudantil, mas também para vale transporte, gratuidade, etc, etc. Sabemos também que existem os transtornos ligados à estudantes maiores de 18 anos e aquele selo dos infernos. Mas eu tenho que parrar por aqui pra passar lá e recarregar meu cartão antes de ir pra a escola. Seja o que Deus quiser.

Bjos,

Rach

Comentários

  1. Claro que eles inventam motivos pra gente ter de ir lá. Eles sentem saudade da gente. E um posto no Bonfim ou na Ribeira ia facilitar pra caralho.

    ResponderExcluir
  2. hum é mesmo ja fui umas tres veses faser minha 1 via e não conseguir mas me diga uma coisa quanto é mesmo a taixa a ser paga pela 1 via????

    ResponderExcluir
  3. Adoreei td isso q vc flw...
    Toda verdade está aii...
    meu cartão tbm disse q estava bloqueado e eu sem dinheiro algum..
    ( * OLHA SÒ O MICO * ) tive q descer :@

    ResponderExcluir
  4. quando o cartao da invalido o que é preciso fazer?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Escrevendo na Copa do Mundo - Edição Extraordinária!!!

Crônicas do solteiro moderno - #01 O cara que escrevia errado

Mendigo Virtual PGM #05