O momento de férias

Esperei ansiosamente por esse momento. Como a noiva aguarda o matrimônio, como a mãe espera o parto, como a criança deseja o doce, como os idosos almejam a juventude, como o touro vai ao abate. Sim, no fim me senti um touro prestes a ser abatido.

A rotina de todos os dias nos enlaça devagar, circundando nosso corpo como um octópode, nos deixando sem ar, sem vida. O maior desejo é se livrar daqueles tentáculos, daquelas garras, daquela força que nos subjuga. E então temos uma trégua.

É como labutar ardentemente para sair do abraço da morte, da vida, do cotidiano. A luta épica nos faz procurar um espaço para respirar até que o monstro-rotina acaba nos largando. Ah, enfim livre! Enfim respirando, enfim vivendo desregradamente, dormindo nos meus horários, fazendo do relógio a minha cama, sem me preocupar em entregar trabalhos, em agradar pessoas, em chegar a tempo, em aprender algo.

Só eu, minha cama e minha comida. E meu computador, lógico. Pra quê melhor companhia? Mas, ninguém fica satisfeito quando chega lá. "Chegar lá" é a motivação da vida. A luta é a força. Quando você não precisa mais lutar e as coisas simplesmente vêm, você não sabe mais se quer aquilo. Assim como alguém que batalha toda a vida pra ficar rico nunca está satisfeito com o que tem e quando consegue alcançar tudo o que acha que precisa acaba se matando, as férias pra mim têm gosto de fim.

Não há diversão que se compare ao dia-a-dia. Não há folga que seja tão dócil quanto a fera da rotina. O desgosto de acordar cedo, de ter que cozinhar, de ter que estudar, de ter o que fazer. Não fazer nada por um dia é bom, por um mês é tédio.

Um dia um poeta disse que se apaixonou pela dor. Eu me apaixonei pelo Leviatã da rotina. Agora que estou só, à beira do abismo do tédio, mergulhada no mar da solidão, próxima do vale do vazio, bebendo do inebriante ócio, desejo que seus oito braços me tomem novamente e me tirem o ar, me deixem ser forças, me façam (in)feliz outra vez.

Ah, férias, férias, a eterna sede do estudante de não ter o que fazer...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escrevendo na Copa do Mundo - Edição Extraordinária!!!

Crônicas do solteiro moderno - #01 O cara que escrevia errado

Mendigo Virtual PGM #05