Vale a pena: Músicos não tão famosos que você pode gostar de ouvir

Cá estou eu, novamente, trazendo bandas e/ou cantores que pouca gente conhece. E a minha escolhida de hoje é Tulipa Ruiz, cantora que eu tenho ouvido o CD durante toda essa semana de ócio.

Como eu descobri Tulipa Ruiz? Nada de internet, amigos, TV, nem baixei por acaso. Ouvi no rádio. Aí vem a pergunta: "Se ela não é tão famosa, PORQUE TÁ TOCANDO NO RÁDIO?" Tá aí, não sei. A primeira música que eu ouvi foi "Efêmera", single do CD e título também. Por sinal, a música é muito boa.

Eu fui pesquisar mais, baixei o disco, vi uns vídeos dela na internet e fica a dica. Ela tem um sotaque meio estranho, com "r" bem puxado, parece até Carmen Miranda (além da voz aguda). Mas as músicas são compostas por ela, pelo pai, pelo irmão, os mesmos que participam da banda que a acompanha. Por um tempo ela fez parcerias com o último indicado da coluna, Marcelo Jeneci. E, não menos interessante, os dois foram considerados revelações da MPB de 2010.

Tulipa é paulista, artista plástica, compositora e cantora. Pra quem quiser conhecê-la melhor como desenhista, dá uma olhada no Tumblr dela, clicando aqui.

No CD, minhas preferidas são:
  • A música-título Efêmera, que tem uma pegada bem ritmada, é quase um bolero;
  • Do Amor, que apesar de ser um pouco mais parada tem uma letra bonitinha;
  • A Ordem das Árvores, onde Tulipa brinca com os nomes dos pássaros e as árvores que são suas moradias, ou, como ela mesma diz "A ordem das árvores não altera o passarinho..." e que é um pouco mais agitada;
  • Brocal Dourado, que tem uma batidinha muito legal, além de um arranjo que me lembra músicas de Vanessa da Mata;
  • Aqui, que é uma balada mais calma, mas que não chega a ser tão lenta quanto Do Amor;
  • Às vezes, que eu passei a gostar depois de ver um vídeo na internet gravado na Rua Augusta;
  • E, por fim, Só sei dançar com você, parceria de Tulipa que eu continuo tendo a impressão de que já ouvi em outro lugar, e talvez seja por isso que eu gosto tanto. Tem notas tristes, mas é uma música bonita. Pelo menos para o meu gosto.

Quem quiser ouvir todo o CD, pode clicar aqui pra visitar o myspace de Tulipa, pode ouvir no Grooveshark ou até mesmo procurar no youtube. Aí embaixo três vídeos, o primeiro do site Música de Bolso, com Tulipa cantando ao vivo Efêmera, o segundo dela cantando Só sei dançar com você, do Estúdio Show Livre, e o terceiro um trecho do programa Pelas Tabelas que eu encontrei na internet com a música Brocal Dourado.





Vou ser bem sincera, ainda prefiro as músicas no CD, porque os arranjos são melhores e a voz dela fica mais consistente. De qualquer modo, ainda acho que Vale a Pena conferir.

Bjos,
Rach

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Escrevendo na Copa do Mundo - Edição Extraordinária!!!

Crônicas do solteiro moderno - #01 O cara que escrevia errado

Mendigo Virtual PGM #05