#BuzuFacts

Oi gente! O tema de hoje no #BuzuFacts é GENTE FEIA E MAL EDUCADA. Sei que preciso me conformar com a pobreza e que posso não ser a maior beldade do universo, mas o que mais tem ônibus lotado é gente feia.

O que é gente feia? Olhe que eu não sou tão exigente, hein? É aquela pessoa que é tão esquisita que você não consegue parar de olhar. E por que estou escrevendo sobre isso? Bem, um dia passei pela experiência medonha de ver Splice, a horrorosa criatura mutante abaixo:

Quer dizer, a miséria pessoa que eu vi conseguia ser mais feia do que isso. E tinha cabelo. Os olhos do ser ficavam um em cada lado da cabeça, ela tinha um rosto minúsculo, uma boca horrível (e usava aparelho!) e o cabelo dela parecia uma piaçava gasta. Ela era tão feia que eu tive medo de ter pesadelo. Aquela ali só nascendo de novo.

Ônibus cheio e gente feia são sinônimos. A pobreza é feia em sua maioria por falta de cuidados. Alimentação ruim, pouca escovação dentária, falta de dinheiro pra cuidar do cabelo, são coisas que fazem as pessoas ficarem feias. Mas tem gente que é feia de nascença. (E é mesmo "nascença" e não "nascência" como alguns aí podem pensar...)

Sei lá, gente feia é tão difícil de explicar. Gente bonita também é difícil, mas gente feia é pior. Voltando a história da moçoila acima que eu vi no ônibus, parece que a feiúra dela ficava me procurando, porque, não é que dias depois eu vi a mesma pessoa horrorosa na fila do ônibus? E ela ainda é baixinha...

Não sei o que é pior: gente feia ou mal educada. O pior é mal educada. Não - o pior é feia e mal educada. Gente mal educada tem o poder de arruinar um dia de vida de qualquer pessoa. Principalmente em ônibus cheio.

Todos nós já pegamos um ônibus muito lotado e tivemos a sorte de, por graça divina, alguém se levantar e a gente quase sentar no colo da pessoa. Muitas vezes estamos levando um mochila grande e pesada, que não permite que peguemos as coisas dos outros. Mas parece que o povo não entende!

Quer uma prova disso? As vezes o ônibus nem tá tão lotado assim e aí vem uma moça com uma bolsa gigante e toda hora ela bate a bolsa na sua cara.

O QUE ISSO SIGNIFICA: "Segure minha bolsa."

O QUE ELA ESTÁ PENSANDO: "Estudante desgraçado, fingindo que não tá vendo minha bolsa pesada. Podia muito bem pedir pra segurar." - E começa a te xingar mentalmente dos nomes mais terríveis.

O QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO: "Meu Deus, essa moça quer jogar a bolsa na minha cabeça." "Meu Deus, vou ficar com torcicolo." "Meu Deus! Será que ela não percebe que não tem condições?" "Não véi, ela tá de pirraça, só pode." "Vou pirraçar também, se ela quiser coloque a bolsa no chão."

O QUE ELA COMENTA QUANDO SAI DO ÔNIBUS: "Menina, mas que pessoa mal educada, viu? Viu que eu tava com a bolsa pesada, nem pediu pra segurar!"

O QUE VOCÊ PENSA QUANDO ELA SAI DO ÔNIBUS: "Graças a Deus..."

Agora a situação inversa. Você está voltando da escola/trabalho/viagem/mercado/sejaláondevocêforqueprecisedeumabolsagrandeepesada e não tem lugar nno ônibus. Ok, isso é normal. Mas alguém pode se compadecer do seu sofrimento e pegar sua mochila/bolsa/sacola.

Você olha bem pra todos os passageiros e escolhe um que você acha que tem uma cara simpática pra segurar seus pertences (isto é, quando você pode escolher). Aí tem alguém que não tá levando nada no colo, você vai lá e se segura perto dessa pessoa. A viagem vai seguindo e seu braço começa a doer. Você troca de braço na esperança de que a pessoa veja seu sofrimento. Mas ela começa a olhar despreocupadamente pra janela e você começa a xingá-la mentalmente. Então, o ônibus começa a encher e sua mochila/bolsa/sacola começa a bater na cara da pessoa.

O QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO: "Hahaha, tome aí, você não quis segurar minha mochila agora aguente as conseguências..."

O QUE A PESSOA ESTÁ PENSANDO: "Não quero segurar, não vou segurar..." - Deve ser uma espécie de mantra, só pode.

O QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO: "Vou me vingar, passar a bolsa na cara dela com bastante ódio..."

Nesse momento alguém passa por você e te empurra na direção da pessoa. É a deixa pra você se vingar. Aí a pessoa te olha de cara feia. Com ódio, pergunta:

- Quer que eu segure?

O QUE A PESSOA ESTÁ PENSANDO: "Não aguento mais!!!"

Você pode responder:

- Ah, obrigado...

NESSE CASO, O QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO: "Graças a Deus..."

Ou pode responder:

- Não, obrigado.

AÍ VOCÊ ESTÁ PENSANDO: "Acha que vai se redimir pegando minha bolsa faltando dois pontos pra eu descer do ônibus?!? Não, não, vou continuar passando a mochila na sua cara, muahahahaha!!!"

Outra coisa que define se uma pessoa é mal educada ou não é a disponibilidade de ceder lugares no ônibus. Me lembro de uma pesquisa feita pelo Fantástico que procurava as capitais mais dispostas a ceder lugar a idosos. Salvador ganhou como a cidade mais mal educada. Não diga...



Aquelas cadeiras lá na frente são reservadas pra pessoas idosas. O aviso colado na parede do ônibus diz: "Assento reservado preferencialmente para maiores de 65 anos". PREFERENCIALMENTE dá margem pra que, na ausência de pessoas idosas, outras pessoas se sentem nas cadeiras. É por isso que eu nem sequer me sento lá na frente. Eu sei que é sentar pra levantar.

Engraçado, essa semana eu estava extremamente cansada e peguei um ônibus na Estação Pirajá. O lugar que sobrou foi lá na frente. Assim que eu me sentei, apareceu uma senhora idosa me perguntando se o ônibus passava por Castelo Branco. Eu respondi a pergunta dela e automaticamente levantei pra ceder o lugar. E ela, como senhora educada que é, considerou isso como troca de favores, agradeceu e pegou minha mochila. Quando ela desceu do ônibus, eu me sentei novamente. E, um pouco à frente, outra senhora idosa entrou no ônibus. Eu me levantei de novo, assim que ela chegou. A diferença foi que, nesse caso, ela simplesmente se sentou.

Eu sei, não estava fazendo além da minha obrigação. Mas, como mostrou o vídeo aí em cima, eu poderia simplesmente fechar os olhos e fingir que estava dormindo, poderia me concentrar na música tocando no meu fone de ouvido, poderia cobrir o rosto ou simplesmente ignorar a presença de qualquer uma das duas senhoras. Com isso não quero dizer que sou mais educada do que ninguém, mas eu tenho duas avós, uma com 75 e outra com 76 anos, que pegam ônibus com certa frequência. Assim como eu gostaria que elas se sentassem no lugar que é devido, acho justo que as pessoas idosas se sentem no lugar que é reservado pra elas. E outra coisa: talvez eu seja idosa um dia.

Como normalmente eu fico mais pra parte de trás do ônibus, meu problema com gente mal educada é outro. Pessoas que passam sem pedir licença. Tudo bem, tem vezes que você tá com uma mochila grande e pesada, o ônibus está muito cheio e você precisa passar pra frente se quiser descer no seu ponto. Mas daí e simplesmente sair empurrando as pessoas...

A contade que eu eu tenho e apertar mais ainda o espaço pra essa pessoa, se possível me jogando sobre ela pra dificultar a passagem. Mas é claro que eu não faço isso.

Enfim, falar sobre gente feia e mal educada me faz lembrar que eu vou ter que pegar ônibus em algumas horas. E isso dá uma depressão...

Comentários

  1. Velho, foi um assunto engraçado. Já imagino como a moçoila devia ser feia!! E a parte da sacola/mochila/bolsa tbm foi engraçado.
    (Às vezes eu acho que vc lê minha mente, pq eu sou miserável e faço isso!)

    Sobre você sentar no fundo: quem sofre mais é quem tá na frente. Todos ficam aglomerados perto do motoristas e quando um pobre coitado (ou não) quer descer, tem aquela barreira humana impedindo. Quando ainda tem aqueles seres que não saem da frente, por livre e espontânea vontade, tem que sair por livre e espontânea pressão. É empurrão dali, xingamento daqui, pisão no pé de lá e o passageiro, que quer descer, consegue se livrar. [Vish, acabou tendo uma rimazinha ai..]

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Escrevendo na Copa do Mundo - Edição Extraordinária!!!

Crônicas do solteiro moderno - #01 O cara que escrevia errado

Mendigo Virtual PGM #05