#BuzuFacts

Oi pessoas. Tentando reviver esse humilde blog aos poucos, ou pelo menos tornar o coma dele menos tedioso, estou voltando a escrever os famosos #BuzuFacts. E o tema de hoje é PASSAR MAL NO ÔNIBUS.

Todo mundo que anda de ônibus com frequência já passou por isso. Ou passou mal ou aconteceu com alguém do lado.

Como diz um conhecido meu, se a pessoa que está em pé perto de você está ficando com o buço suado, ceda o lugar pra ela. Sim, buço, essa partezinha entre o nariz e boca. OU você vai ser vomitado.

Salvador é uma cidade notoriamente quente. Todos nós sabemos o que significa a expressão "calor do verão" no sentido pleno. Em dias quentes de verão, ônibus cheio, viagens longas, gente fedida, uma comida que você comeu e não caiu bem ou só o movimento repetitivo da paisagem na janela pode provocar as piores reações. Então, vamos falar sobre algumas delas.

DOR DE BARRIGA:

Você, caro leitor, se nunca passou por isso, saiba: vai acontecer um dia. Meu Deus, que coisa horível que é, principalmente se você está em pé. Você está lá, sendo uma criatura feliz ou não dentro do ônibus quando de repente sente que algo errado está acontecendo. Aos poucos, uma dor vai se espalhando pelo seu abdome, como se fosse uma miniatura de furacão rodando na sua barriga. Daí, a dor se concentra.

Seu desespero vai crescendo a cada minuto. Primeiro porque você não tem o que fazer a não ser pedir ajuda da mão de Deus. Depois você começa a desejar não ter saído de casa. Aquele caruru delicioso do dia anterior já não é mais tão bom. "Maldito caruru", você pensa. Daí por diante, suas pernas começam a tremer desesperadamente e você começa a cogitar lugares pra parar. "Posso descer do ônibus perto do shopping" ou "Em tantos minutos devo estar perto da casa de não-sei-quem". Quando não existem opções a não ser esperar chegar no lugar de destino ou você está passando por pistas de velocidade como a BR ou a Av. Paralela, você começa a pensar em morrer. Então você começa a suar. As coisas vão ficando turvas. E qualquer aperto que você já passou na sua vida parece insignificante diante disso. Parabéns a quem como eu conseguiu chegar ao seu lugar de destino.

ÂNSIA DE VÔMITO:

Pode começar da forma mais simples. Você está olhando pra janela e fica seguindo as árvores que vão passando. Daí, começa a ficar tonto. Ou então você desconsidera os alertas de todos e lê no ônibus (tem gente que se sente mal quando lê no ônibus - só pra quem não sabe o que é isso...). Ou tem um guri do seu lado que vomita no chão e o fedor do vômito dele vai passeando pelo ônibus. Argh, que coisa horrível.

Se é você que está passando mal, o mundo parece que vai desmoronar. Você deseja um chicletinho, um limão pra cheirar, um copo de água gelada. Se você está em pé, começa a imaginar como se desculpar se vomitar na cabeça de alguém. Então, não tenha vergonha de pedir o lugar de alguém. É melhor vomitar na janela. Problema só vai ser se passar um motoqueiro na hora...

DOR DE CABEÇA:

Falar sobre dor de cabeça implica em falar sobre gente mal educada. Nesse caso, estou querendo falar sobre a situação incômoda de estar com dor de cabeça e ter alguém com o som alto daqueles celulares xing ling ou daquelas caixas de som do inferno. Deus, dá vontade de metralhar essa pessoa, mais do que nos dias normais. Não quero mais falar sobre isso...

Mas, e quando passam mal do seu lado? Hoje, por exemplo, voltando da minha viagem de folga, peguei uma van que tinha sido vomitada. O ódio do cobrador me deu vontade de rir. "Pra lavar esse banco é sessenta conto!" E o odor desagradável que paira pelo ar? Humm, coisa horrorosa.

E se você não sabe o que fazer? Uma certa vez tinha uma moça no ônibus, bem perto de mim, que começou a ficar com ânsia de vômito.  Por sorte eu tinha um saquinho plástico dentro da mochila. Desde então, sempre tento andar com um saco plástico na mochila.

Na verdade, já notei que muitas crianças passam mal no ônibus. Elas ficam enjoadas com o balanço, ou sei lá o que, e lá vai o Nescau com pão todo pro chão. E pobre de você que está do lado da mãe (ou pai).  Pelo menos não é algo que pode causar a morte... E quando é uma pessoa idosa? E quando começa a suar frio, tremer e o ônibus acaba sendo desviado pra levar a pessoa pro hospital? Já aconteceu no ônibus que eu estava...

Agora, tem outras situações que são chatas como...

... GRIPES E AFINS:

Quando é você que está gripado é chato. Tem toda aquela dor de cabeça e as secreções que insistem em não se conter, as tosses carregadas e os espirros inconvenientes. E parece que todas as pessoas acham que você é a personificação da tuberculose. Mas quando a pessoa do seu lado está gripada, a primeira reação é    abrir as janelas, se afastar um pouquinho... Eu até já fiquei sem respirar uns segundos. E parece que quanto mais você tenta se livrar da doença, mais propensão a ficar doente você tem. Deve ser diretamente proporcional.

Nós sabemos que pegar ônibus é um saco. Pior ainda é ficar doente, passar mal, essas coisas. Como não quero ficar falando de coisa ruim, VAMO FALAR DE COISA BOA, VAMO FALAR DE TEKPIX! Não, brincando, vou terminar a postagem aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escrevendo na Copa do Mundo - Edição Extraordinária!!!

Crônicas do solteiro moderno - #01 O cara que escrevia errado

Mendigo Virtual PGM #05