Facebook



Se você está lendo isso aqui, existe uma imensa possibilidade de estar logado ao facebook também. Como qualquer rede social, o facebook está num momento de ser febre. Bem, eu já tive orkut, twitter... E mais um monte de outras aí até aquela coisa inútil de Formspring e, logo que explodiram, eu fui na onda da febre.



Muitas e muitas vezes só entro no computador pra checar o facebook. Eu escrevo todo tempo, posto fotos, COMPARTILHO MUITA COISA e perco horas em frente ao computador graças a esse vício. E parece que não sou a única. (Pelo menos em todos aqueles perfis de humor que compartilham tirinhas de memes as pessoas sempre falam que gastam a vida em frente ao facebook.)

O que há de bom no facebook? Está aí uma pergunta que eu não sei a resposta. Bem, eu fico olhando as fotos dos outros, compartilho uma série de mensagens de humor babacas, escrevo coisas do meu cotidiano, marco muita gente... O que há de bom nisso, né? Já teve um período que eu ficava jogando no facebook também. E ainda tem o bônus de conversar no bate-papo (o que me fez quase parar de usar o msn).

Eu gasto a manhã comentando/compartilhando/curtindo as coisas que as outras pessoas postam. Por quê? Eu simplesmente não faço ideia.



Por quanto tempo mais isso vai durar? Até lançarem uma rede social que consiga mais adeptos e tenha coisas mais interessantes.

Como toda rede social, o facebook está começando a passar por uma fase de favelização. Sim, está se tornando extremamente popular e com isso aparece muita gente inútil postando coisas inúteis. Por enquanto, é só ignorar. No dia que surgir uma rede social "melhor" haverá uma migração lenta e gradual (das pessoas que prestam) e depois um deslocamento em massa (das pessoas que não prestam), deixando o facebook às moscas. É tudo uma questão de moda.

Nota-se que toda rede social tem um ciclo de vida, comparável à qualquer ser vivo: Surgimento - Aderência de pessoas curiosas - Migração de gente interessante - Favelização - Poluição visual - Manias toscas - Perda de usuários - Abandono = Nasce - Cresce - Reproduz - Envelhece - Morre. Logo, o facebook deixa de ser uma rede social pra ser uma rede orgânica.

Mas, para... social é igual à orgânico? Talvez sim. Talvez não. Só sei que quando Mark Zuckerberg criou o facebook, provavelmente não imaginava as implicações de gerenciar uma gigantesca rede social que se espalharia pelo mundo todo.


(Olha só, ele foi indicado "Personalidade do ano")

E todos nós, ao participar do facebook, não pensamos em todas as propagandas e perfis de produtos que estão "subliminarmente" sendo impostas. Nem em quanta baboseira é veiculada. O interessante mesmo é inserir sua vida no mundo digital... Será que vale a pena?

O que me impressionou agora foi essa onda de "Linha do Tempo".



Assumo, à princípio pensei em colocar na minha linha do tempo até aquele negócio de "Nascimento", com direito a fotos da barriga da minha mãe e eu bebê. Depois me lembrei do Take This Lollipop.



Pra quem não sabe o que é, ou não se lembra, TTL foi um aplicativo que criaram para o facebook, que quando você aceitava aparecia um vídeo de um maluco muito asqueroso por sinal te stalkeando.



E quando você tem muitos amigos, principalmente muita gente desconhecida, ou quando suas informações estão abertas para o mundo, QUALQUER UM PODE SABER DETALHES DEMAIS DA SUA VIDA. Quem são seus parentes, com quem você mantém contato, quem é seu(sua) namorado(a)/noivo(a)/esposo(a)...

É, vida digital... Novos tempos, não? E que venham os perigos!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Crônicas do solteiro moderno - #01 O cara que escrevia errado

Escrevendo na Copa do Mundo - Edição Extraordinária!!!

Mendigo Virtual PGM #05