O sofrer

"Quem te fez sofrer assim?"

Claro. A inspiração mais pura sempre vem do sofrimento.

Talvez não tenha nem sofrido realmente, talvez nem seja o sofrimento em si.

Talvez seja o sofrimento de um outro alguém. Talvez seja o meu sofrimento misturado ao sofrimento de outro, de outros. De muitos. De todos, e de ninguém.

Um amor, uma saudade, uma paixão, uma ilusão, uma desilusão, uma amizade, um desgosto, uma alegria.

Não, nenhum desses sentimentos inspira mais que o sofrimento. O sofrimento faz com que os segredos e verdades escondidos no âmago do nosso ego venham à tona. E isso que chamamos "inspiração" nada mais é o canal por onde essas verdades chegam à superfície.

Às vezes, sem querer. Ou por querer. Quem sabe a gente nem consiga colocar pra fora. Quiçá outrem consiga nos ver por dentro melhor que nós mesmos. Talvez meu sofrimento te dê inspiração, talvez o teu sofrimento me inspire. Ou tua inspiração me faça sofrer, ou a minha inspiração te cause sofrimento.

O sofrimento. Sempre ele. "Tudo é dor, e toda dor vem do desejo de não sentirmos dor", dizia Renato Russo, dizia Suzuki antes dele. Talvez seja uma daquelas verdades universais que parecem que sempre existiram e sempre existirão.

E quem sou eu pra contestá-la?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escrevendo na Copa do Mundo - Edição Extraordinária!!!

Crônicas do solteiro moderno - #01 O cara que escrevia errado

Mendigo Virtual PGM #05