Sobre a arte de ser tio...

Me peguei pensando esses dias como deve ser legal ser tio. Existem milhões de textos sobre ser pai, mãe, avós... Mas não me lembro das pessoas darem tanta importância à "tiazisse".

Esse texto talvez devesse se chamar "Das diversões de ser pai sem as responsabilidades de pai" ou "Da arte de estragar crianças e devolvê-las no dia seguinte", mas ser tio ou tia vai muito mais além.

Bem, não sou tia, mas tenho muitas tias e tios que merecem uma consideração especial, ora. Tanta gente no mundo dizendo que sonha desde criança em ser mãe... Cara, eu sonho em ser tia um dia.

Quero dizer, para aquelas pessoas que não têm a coragem de se comprometer pelo resto da vida com a existência de alguém, ser tio(a) deve ser fantástico. Tem aquela pessoinha que você fica esperando nascer, mas você não precisa parir. Aí a pessoa nasce, e você pode no dia que quiser entrar no shopping e comprar um presente pro (pra) seu (sua) sobrinho(a) e levar lá sem ter a obrigação de fazer isso sempre. Você pode transformar a criancinha em seu boneco pelo resto da vida!!!! Aí essa pessoinha começa a falar, e fala aquelas palavras clássicas, ok... mas fala titia(o) também... Cara, deve ser muito legal.

Deve ser o máximo pegar a pessoinha e levar pra sua casa e deixar dormir tarde e dar sorvete e todos os doces que ela não pode comer em casa e ela vai te amar por isso! Ela vai te amar muito porque você significa toda a diversão que ela não tem em casa. Ela vai te amar incondicionalmente, porque quando ela estiver maior, você vai ser a pessoa com ela pode conversar abertamente quando não estiver a fim de falar com os pais e não necessariamente você vai entregar. Óbvio, você se preocupa também, mas você pode ser um amigo mais velho diferente.

Deve ser muito bom ficar só com a parte boa de ter uma criança em casa. Quero dizer, excluindo todos os maravilhosos exemplos de tios e tias como a tia Mimi (do John Lennon) ou o tio Ben e a tia May (do Homem Aranha), porque esses tios foram promovidos a pais, mesmo sem querer. E abraçaram isso de todo coração. Mas quando me refiro a ser tia, quero dizer a parte legal mesmo, de pegar uma criança pequena e ensiná-la a falar besteiras que todo mundo vai rir e depois deixar que ela repita isso para sempre no ouvido dos pais... Ou melhor, é uma pessoa com seu DNA também, então você sai na rua e as pessoas perguntam se é seu filho e você diz "Não, não, meu sobrinho... (risos) Mas é a minha cara, não?" Ou quando é um bebê mesmo, que você fotografa, coloca nas redes sociais ("Awn, meu sobrinho lindo!") mas quando ele chora, você devolve...

E sendo tio ou tia, você deve sentir muito orgulho das conquistas também, começando dos primeiros passos, as primeiras palavras, até a formatura ou casamento da pessoa. Você também esteve lá, em várias horas, boas e ruins (na maior parte, boas), sabendo 'a delícia e a delícia de ser' tio.

E quando aquelas pessoas falam "Ah, Fulana, coitada, ficou pra titia..." essas pessoas, cara... essas pessoas não sabem absolutamente nada do que é ser feliz. Porque ser tio ou tia é ser feliz também. Sendo a  mãe ou o pai dos momentos bons.

Eu tenho muitas tias e alguns tios consideráveis. Posso falar com propriedade. Por todos os passeios, presentes, visitas, agrados, mimos e também conselhos e puxões de orelha... Pela paciência nos momentos complicados e pelo abrigo quando eu quis sair de casa e espairecer... Pelo apoio na minha educação, pelo incentivo ao meu estudo, por suprir algumas carências, fossem elas afetivas ou mesmo materiais... Pelo exemplo da maioria de vocês em quem eu busco me espelhar... Quando eu crescer quero ser tia! Muito obrigada.

E um apelo aos meus irmãos: isso não significa que vocês podem ter filhos por aí e vou criá-los por vocês. Mas, daqui a dez ou quinze anos, quando você tiverem seus filhos e eu tiver uma casa, podem mandar todo mundo pra lá, vou estragá-los com o maior gosto! Afinal, ser uma boa tia inclui estragar de vez em quando e é uma arte!

Comentários

  1. Amei, Kel!! Concordo plenamente!!!! Vc sabe que sou uma tia apaixonada por todos os meus sobrinhos!!! Te amo!!! Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Crônicas do solteiro moderno - #01 O cara que escrevia errado

Escrevendo na Copa do Mundo - Edição Extraordinária!!!

Mendigo Virtual PGM #05